1ª Apresentação de Fado Tirsense



O CCM – Centro de Cultura Musical e a Artave – Escola Profissional Artística do Vale do Ave realizaram no passado dia 8 de Julho, no Terraço da Câmara Municipal de Santo Tirso, um Concerto de Música Barroca, Comemorativo do XXIV Aniversário da Elevação de Santo Tirso a Cidade.
Foram interpretadas obras de Bach, Teleman, Seixas e Haendel por Katerina Mikusova (Violoncelo), Elisa Trigo (Flauta) e Mário Trilha (Cravo).
No final do concerto e em tom de surpresa o Quinteto de Cordas ARTAVE interpretou pela primeira vez o Fado Tirsense (Hino de Santo Tirso), acompanhado por Joana Lopes na Voz.
A pedido da Dra. Júlia Godinho, Vereadora da Cultura da Câmara de Santo Tirso, a Artave recuperou este Hino da Cidade de Santo Tirso, uma obra de H. Salgado com Letra de V. Borges. A versão apresentada foi um Arranjo da Professora Ana Sério.
Nas palavras da Dra. Júlia Godinho, é muito importante não se perder a identidade das cidades e a recuperação deste hino é um importante passo nesse sentido.  
Uma surpresa quer para a Vereadora quer para o Presidente da Câmara de Santo Tirso que não se cansaram de elogiar e agradecer o trabalho da Artave.
No final ficou a promessa do Dr. José Alexandre Reis, Director da Artave, de no início do próximo ano lectivo este hino ser apresentado pela Orquestra Artave e pelo Coro CCM.