Pólo da ARTAVE pronto até 2010 - 20 de Maio de 2008

O pólo de Vila Nova de Famalicão da ARTAVE - Escola Profissional Artística do Vale do Ave, sediada em Santo Tirso, deverá conhecer novas instalações até daqui a dois anos, revelou, ao JN, o director-geral daquela instituição.


Alexandre Reis disse ter a garantia de que a Autarquia famalicense irá ceder, brevemente, "um terreno na zona central da cidade", próximo da Casa das Artes, para a construção de uma nova unidade da escola.


O projecto de arquitectura, que deverá agora começar a avançar, contemplará uma "sala de concertos", adiantou o mesmo responsável. A valência, que já existe há bem mais de uma década na delegação de Santo Tirso, permitirá consolidar a parceria com a Casa das Artes de Famalicão, criando "sinergias" para um intercâmbio de público entre as duas instituições. Trata-se de "criar um eixo mais rico do ponto de vista da música erudita", explicou Alexandre Reis.


Fundada em 1989, a partir do Centro de Cultura Musical das Caldas da Saúde, em Santo Tirso, na freguesia de Areias, a ARTAVE viria a desenvolver a sua actividade lectiva também no vizinho concelho de Famalicão, nas antigas instalações da têxtil Manuel Gonçalves, as quais, apesar das adaptações, continuam a ser insuficientes para o ensino de música.

In Jornal de Notícias, 20 de Maio de 2008, pág.25

Ver página JN